Proporções com números
Quatro números racionais A, B, C e D diferentes de zero, nessa ordem, formam uma proporção quando:
A B |
= | C D |
---|
Os números A, B, C e D são denominados termos
Os números A e B são os dois primeiros termos
Os números C e D são os dois últimos termos
Os números A e C são os antecedentes
Os números B e D são os consequentes
A e D são os extremos
B e C são os meios
A divisão entre A e B e a divisão entre C e D, é uma constante K, denominada constante de proporcionalidade K dessa razão.
Propriedades das proporções
Para a proporção
A B |
= | C D |
---|
valem as seguintes propriedades:
O produto dos meios é igual ao produto dos extremos, isto é:
A · D = B · C
A soma (diferença) dos dois primeiros termos está para o primeiro termo, assim como a soma (diferença) dos dois últimos está para o terceiro termo, isto é:
A+B A |
= | C+D C |
e | A-B A |
= | C-D C |
---|
A soma (diferença) dos dois primeiros termos está para o segundo termo, assim como a soma (diferença) dos dois últimos está para o quarto termo, isto é:
A+B B |
= | C+D D |
e | A-B B |
= | C-D D |
---|
A soma (diferença) dos antecedentes está para a soma (diferença) dos consequentes, assim como cada antecedente está para o seu consequente, isto é:
A+C B+D |
= | A B |
= | A-C B-D |
e | A+C B+D |
= | A-C B-D |
= | C D |
---|
Grandezas Diretamente Proporcionais
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando, aumentando uma delas, a outra também aumenta na mesma proporção, ou, diminuindo uma delas, a outra também diminui na mesma proporção.
Se duas grandezas X e Y são diretamente proporcionais, os números que expressam essas grandezas variam na mesma razão, isto é, existe uma constante K tal que:
X Y |
= K |
---|
Exemplos:
Uma torneira foi aberta para encher uma caixa com água azul. A cada 15 minutos é medida a altura do nível de água. (cm=centímetros e min=minutos)
15 minutos 50 cm |
30 minutos 100 cm |
45 minutos 150 cm |
---|---|---|
Construímos uma tabela para mostrar a evolução da ocorrência:
Tempo (min) | Altura (cm) |
---|---|
15 | 50 |
30 | 100 |
45 | 150 |
Observamos que quando duplica o intervalo de tempo, a altura do nível da água também duplica e quando o intervalo de tempo é triplicado, a altura do nível da água também é triplicada.
Observações: Usando razões, podemos descrever essa situação de outro modo.
(a) Quando o intervalo de tempo passa de 15 min para 30 min, dizemos que o tempo varia na razão 15/30, enquanto que a altura da água varia de 50 cm para 100 cm, ou seja, a altura varia na razão 50/100. Observamos que estas duas razões são iguais:
15 30 |
= | 50 100 |
= | 1 2 |
---|
(b) Quando o intervalo de tempo varia de 15 min para 45 min, a altura varia de 50 cm para 150 cm. Nesse caso, o tempo varia na razão 15/45 e a altura na razão 50/150. Então, notamos que essas razões são iguais:
15 45 |
= | 50 150 |
= | 1 3 |
---|
Concluímos que a razão entre o valor numérico do tempo que a torneira fica aberta e o valor numérico da altura atingida pela água é sempre igual, assim dizemos então que a altura do nível da água é diretamente proporcional ao tempo que a torneira ficou aberta.
Em média, um automóvel percorre 80 Km em 1 hora, 160 Km em 2 horas e 240 Km em 3 horas. (Km=quilômetro, h=hora). Construímos uma tabela da situação:
Distância (Km) | Tempo (h) |
---|---|
80 | 1 |
160 | 2 |
240 | 3 |
Notamos que quando duplica o intervalo de tempo, duplica também a distância percorrida e quando o intervalo de tempo é triplicado, a distância também é triplicada, ou seja, quando o intervalo de tempo aumenta, a distância percorrida também aumenta na mesma proporção.
Observações: Usando razões e proporções, podemos descrever essa situação de outro modo.
(a) Quando o intervalo de tempo aumenta de 1 h para 2 h, a distância percorrida varia de 80 Km para 160 Km, ou seja, o tempo varia na razão de 1/2 enquanto a distância percorrida varia na razão 80/160. Assim temos que tais razões são iguais, isto é:
1 2 |
= | 80 160 |
= | 1 3 |
---|
(b) Quando o intervalo de tempo varia de 2 h para 3 h, a distância percorrida varia de 160 Km para 240 Km. Nesse caso, o tempo varia na razão 2/3 e a distância percorrida na razão 160/240 e observamos que essas razões são iguais, isto é:
2 3 |
= | 160 240 |
= | 1 3 |
---|
Concluímos que o tempo gasto e a distância percorrida, variam sempre na mesma razão e isto significa que a distância percorrida é diretamente proporcional ao tempo gasto para percorrê-la, se a velocidade média do automóvel se mantiver constante.
Grandezas Inversamente Proporcionais
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, aumentando uma delas, a outra diminui na mesma proporção, ou, diminuindo uma delas, a outra aumenta na mesma proporção. Se duas grandezas X e Y são inversamente proporcionais, os números que expressam essas grandezas variam na razão inversa, isto é, existe uma constante K tal que:
X · Y = K
Exemplos:
A professora de um colégio, tem 24 livros para distribuir entre os seus melhores alunos, dando a mesma quantidade de livros para cada aluno.
o melhor aluno receberá 24 livros cada um dos 2 melhores alunos receberá 12 livros cada um dos 3 melhores alunos receberá 8 livros cada um dos 4 melhores alunos receberá 6 livros cada um dos 6 melhores alunos receberá 4 livros
Alunos escolhidos | Livros para cada aluno |
---|---|
1 | 24 |
2 | 12 |
3 | 8 |
4 | 6 |
6 | 4 |
De acordo com a tabela, a quantidade de alunos escolhidos e a quantidade de livros que cada aluno receberá, são grandezas que variam sendo que uma depende da outra e se relacionam da seguinte forma:
Se o número de alunos dobra, o número de livros que cada um vai receber cai para a metade.
Se o número de alunos triplica, o número de livros que cada aluno vai receber cai para a terça parte.
Se o número de alunos quadruplica, o número de livros que cada aluno vai receber cai para a quarta parte.
Se o número de alunos sextuplica, o número de livros que cada aluno vai receber cai para a sexta parte.
Sob estas condições, as duas grandezas envolvidas (número de alunos escolhidos e número de livros distribuídos) são grandezas inversamente proporcionais.
Quando a quantidade de alunos varia na razão de 2 para 4, a quantidade de livros distribuídos varia de 12 para 6.
Notemos que essas razões não são iguais, mas são inversas:
2 4 |
= | 1 12/6 |
= | 1 2 |
e | 12 6 |
= | 1 2/4 |
=2 |
---|
Se a quantidade de alunos varia na razão de 2 para 6, a quantidade de livros distribuídos varia de 12 para 4. Observemos que essas razões não são iguais, mas são inversas:
2 6 |
= | 1 12/4 |
e | 12 4 |
= | 1 2/6 |
---|
Representamos tais grandezas inversamente proporcionais com a função f(x)=24/x, apresentada no gráfico
Um automóvel se desloca de uma cidade até uma outra localizada a 120 Km da primeira. Se o percurso é realizado em:
1 hora, velocidade média de 120 Km/h 2 horas, velocidade média de 60 Km/h 3 horas, velocidade média de 40 Km/h
A unidade é Km/h=quilômetro por hora e uma tabela da situação é:
Velocidade (Km/h) | Tempo (h) |
---|---|
120 | 1 |
60 | 2 |
40 | 3 |
De acordo com a tabela, o automóvel faz o percurso em 1 hora com velocidade média de 120 Km/h. Quando diminui a velocidade à metade, ou seja 60 Km/h, o tempo gasto para realizar o mesmo percurso dobra e quando diminui a velocidade para a terça parte, 40 Km/h o tempo gasto para realizar o mesmo percurso triplica.
Para percorrer uma mesma distância fixa, as grandezas velocidade e tempo gasto, são inversamente proporcionais.
Elementos históricos sobre a Regra de três
Embora os gregos e os romanos conhecessem as proporções, não chegaram a aplicá-las na resolução de problemas. Na Idade Média, os árabes revelaram ao mundo a "Regra de Três". No século XIII, o italiano Leonardo de Pisa difundiu os princípios dessa regra em seu Liber Abaci (o livro do ábaco), com o nome de Regra dos três números conhecidos.
Regra de três simples direta
Uma regra de três simples direta é uma forma de relacionar grandezas diretamente proporcionais.
Para resolver problemas, tomaremos duas grandezas diretamente proporcionais X e Y e outras duas grandezas W e Z também diretamente proporcionais, de forma que tenham a mesma constante de proporcionalidade K.
X Y |
= K | e | W Z |
= K |
---|
assim
X Y |
= | W Z |
---|
Exemplo: Na extremidade de uma mola (teórica!) colocada verticalmente, foi pendurado um corpo com a massa de 10Kg e verificamos que ocorreu um deslocamento no comprimento da mola de 54cm. Se colocarmos um corpo com 15Kg de massa na extremidade dessa mola, qual será o deslocamento no comprimento da mola? (Kg=quilograma e cm=centímetro).
Representaremos pela letra X a medida procurada. De acordo com os dados do problema, temos:
Massa do corpo (Kg) | Deslocamento da mola (cm) |
---|---|
10 | 54 |
15 | X |
As grandezas envolvidas: massa e deslocamento, são diretamente proporcionais. Conhecidos três dos valores no problema, podemos obter o quarto valor X, e, pelos dados da tabela, podemos montar a proporção:
10 15 |
= | 54 X |
---|
Observamos que os números 10 e 15 aparecem na mesma ordem que apareceram na tabela e os números 54 e X também aparecem na mesma ordem direta que apareceram na tabela anterior e desse modo 10·X=15·54, logo 10X=810, assim X=81 e o deslocamento da mola será de 81cm.
Regra de três simples inversa
Uma regra de três simples inversa é uma forma de relacionar grandezas inversamente proporcionais para obter uma proporção.
Na resolução de problemas, consideremos duas grandezas inversamente proporcionais A e B e outras duas grandezas também inversamente proporcionais C e D de forma que tenham a mesma constante de proporcionalidade K.
A · B = K e C · D = K
segue que
A · B = C · D
logo
A C |
= | D B |
---|
Exemplo: Ao participar de um treino de Fórmula 1, um corredor imprimindo a velocidade média de 180 Km/h fez um certo percurso em 20s. Se a sua velocidade média fosse de 200 Km/h, qual seria o tempo gasto no mesmo percurso? (Km/h=quilômetro por hora, s=segundo). Representaremos o tempo procurado pela letra T. De acordo com os dados do problema, temos:
Velocidade (Km/h) | Tempo (s) |
---|---|
180 | 20 |
200 | T |
Relacionamos grandezas inversamente proporcionais: velocidade e tempo em um mesmo espaço percorrido. Conhecidos três valores, podemos obter um quarto valor T.
180 200 |
= | T 20 |
---|
Os números 180 e 200 aparecem na mesma ordem que apareceram na tabela, enquanto que os números 20 e T aparecem na ordem inversa da ordem que apareceram na tabela acima.
Assim 180.20=200.X, donde segue que 200X=3600 e assim X=3600/200=18. Se a velocidade do corredor for de 200 Km/h ele gastará 18s para realizar o mesmo percurso.
Regra de três composta
Regra de três composta é um processo de relacionamento de grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou uma mistura dessas situações.
O método funcional para resolver um problema dessa ordem é montar uma tabela com duas linhas, sendo que a primeira linha indica as grandezas relativas à primeira situação enquanto que a segunda linha indica os valores conhecidos da segunda situação.
Se A1, B1, C1, D1, E1, ... são os valores associados às grandezas para uma primeira situação e A2, B2, C2, D2, E2, ... são os valores associados às grandezas para uma segunda situação, montamos a tabela abaixo lembrando que estamos interessados em obter o valor numérico para uma das grandezas, digamos Z2 se conhecemos o correspondente valor numérico Z1 e todas as medidas das outras grandezas.
Situação | Grandeza 1 | Grandeza 2 | Grandeza 3 | Grandeza 4 | Grandeza 5 | Grand... | Grandeza ? |
Situação 1 | A1 | B1 | C1 | D1 | E1 | … | Z1 |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Situação 2 | A2 | B2 | C2 | D2 | E2 | … | Z2 |
Quando todas as grandezas são diretamente proporcionais à grandeza Z, resolvemos a proporção:
Z1 Z2 |
= | A1 · B1 · C1 · D1 · E1 · F1 … A2 · B2 · C2 · D2 · E2 · F2 … |
---|
Quando todas as grandezas são diretamente proporcionais à grandeza Z, exceto a segunda grandeza (com a letra B, por exemplo) que é inversamente proporcional à grandeza Z, resolvemos a proporção com B1 trocada de posição com B2:
Z1 Z2 |
= | A1 · B2 · C1 · D1 · E1 · F1 … A2 · B1 · C2 · D2 · E2 · F2 … |
---|
As grandezas que forem diretamente proporcionais à grandeza Z são indicadas na mesma ordem (direta) que aparecem na tabela enquanto que as grandezas que forem inversamente proporcionais à grandeza Z aparecerão na ordem inversa daquela que apareceram na tabela.
Por exemplo, se temos cinco grandezas envolvidas: A, B, C, D e Z, sendo a primeira A e a terceira C diretamente proporcionais à grandeza Z e as outras duas B e D inversamente proporcionais à grandeza Z, deveremos resolver a proporção:
Z1 Z2 |
= | A1 · B2 · C1 · D2 A2 · B1 · C2 · D1 |
---|
Observação: O problema difícil é analisar de um ponto de vista lógico quais grandezas são diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais. Como é muito difícil realizar esta análise de um ponto de vista geral, apresentaremos alguns exemplos para entender o funcionamento da situação.
Exemplos:
Funcionando durante 6 dias, 5 máquinas produziram 400 peças de uma mercadoria. Quantas peças dessa mesma mercadoria serão produzidas por 7 máquinas iguais às primeiras, se essas máquinas funcionarem durante 9 dias?
Vamos representar o número de peças pela letra X. De acordo com os dados do problema, vamos organizar a tabela:
No. de máquinas (A) | No. de dias (B) | No. de peças (C) |
---|---|---|
5 | 6 | 400 |
7 | 9 | X |
A grandeza Número de peças (C) servirá de referência para as outras grandezas. Analisaremos se as grandezas Número de máquinas (A) e Número de dias (B) são diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais à grandeza C que representa o Número de peças. Tal análise deve ser feita de uma forma independente para cada par de grandezas.
Vamos considerar as grandezas Número de peças e Número de máquinas. Devemos fazer uso de lógica para constatar que se tivermos mais máquinas operando produziremos mais peças e se tivermos menos máquinas operando produziremos menos peças. Assim temos que estas duas grandezas são diretamente proporcionais.
Vamos agora considerar as grandezas Número de peças e Número de dias. Novamente devemos usar a lógica para constatar que se tivermos maior número de dias produziremos maior número de peças e se tivermos menor número de dias produziremos menor número de peças. Assim temos que estas duas grandezas também são diretamente proporcionais.
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